MARKET UPDATE 1 TRIM 2023

Por em Articles com 0 Comments

Olá, seja muito bem vindo ao primeiro Market Update de 2023.
O meu nome é João Castelão sou consultor imobiliário desde 2012 e sou o líder da Equipa João Castelão, espero que também já tenha ouvido falar de nós nas redes sociais ou outro meio de comunicação ou até mesmo através do nosso canal de Youtube que está a crescer imenso.
Este será um espaço onde irei partilhar consigo o que se passa no mercado imobiliário em geral, por zonas e também, eventualmente, algumas notícias que eu ache relevantes para si e para as suas decisões.
Sem mais demoras vamos a isso.

Então, muito se tem falado em 2022 das crises que virão, inclusive dos preços das casas que cada vez são mais altos.
Na minha opinião não passa de jornais a quererem vender jornais pois não se faz a análise que deveria ser feita tanto para o mal como para o bem. Mas compreendo que boas notícias não
vendem e por isso cá estou eu para lhe dar a minha opinião.
Se eu lhe disser que, no que toca ao preço das casas, a crise ainda não chegou lá, nem existem indícios de que irá chegar.

Estamos num mercado com mais procura do que oferta e muito importante com acesso, ainda que mais caro que em 2021 e início de 2022, a financiamento e por outro lado os bancos estão com muita liquidez. Isto é o que me parece necessário esclarecer, mas vamos a números:
No 3 Trim de 2021 fizeram-se 41145 transações e no 3Trim de 2022 fizeram-se 39464 o que equivale a uma redução de 1681 casas vendidas no mesmo trimestre em Potugal continental.

Estes dados mostram que pode haver uma tendência de queda nas vendas, mas se analisarmos alguns factores básicos como o aumento dos juros e o aumento do custo de construção, rapidamente entendemos que não é uma quebra nada relevante para o preço da habitação em Portugal mas sim algo que pode levar a mais aumentos de preços de venda.

Mas vamos analisar outro dado, que é o número de casas à venda:
No 3Trim de 2022 registou-se uma descida de 23% no número de casas à venda em Portugal Continental, relativamente a 2021 como por exemplo Vila Real-39%, Porto – 36%, Faro -33%, Lisboa -31% e por aí adiante, apenas Bragança e Santarém registaram um aumento. Posto isto é claro para mim que o preço das casas não irá retroceder tão cedo por vários factores tais como o número de casas à venda, menos investimento em construção nova, acesso ainda facilitado ao crédito habitação, estabilidade nos empregos, aumento do salário mínimo e medidas de apoio ao combate à taxa de esforço elevada por parte do governo e dos bancos, mas para isso iremos analisar os números no início de 2023 para a sua reflexão.

O meu nome é João Castelão e se quiser saber sobre algum mercado em específico basta enviar-me um email para joaocastelao@remax.pt com indicação do Código Postal do mercado que pretende analisar para receber gratuitamente uma análise de mercado personalizada.

Obrigado e vemo-nos no próximo Market Update.

Partilhar